Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 18.09.2012 18.09.2012

A liberdade criativa de ‘Supernatural’

Por Diandra Renesto
 
Quando Dean Winchester (Jensen Ackles) era apenas um garotinho e Sam Winchester (Jared Padalecki) um bebê, a mãe de ambos morre em um misterioso incêndio sobrenatural. O pai dos garotos, John (Jeffrey Dean Morgan), resolve, por conta disso, empreender uma caçada pelos Estados Unidos em busca daquele que causou a morte de sua esposa.
 
Os anos se passam e o primogênito continua ao lado do pai na incessante batalha, enquanto o mais novo prefere seguir uma rotina tranquila, com a namorada Jéssica, cursando uma faculdade e tendo uma vida que ele considera “normal”.
 
Porém, quando Jéssica morre das mesmas circunstâncias suspeitas que acarretaram o falecimento de sua mãe, Sam vai ao encontro de Dean para, juntos, resolverem mais esse enigma.
 
No momento em que os irmãos se reencontram, John, o patriarca, está desaparecido, e os protagonistas também precisam arranjar alguma maneira de encontrá-lo.
 
O que significa que, nessa jornada, eles estão dispostos a tudo e, ao mesmo tempo, tudo pode acontecer ao longo do caminho.
 
E REALMENTE ACONTECE
 
Com uma liberdade criativa imensa, tanto no âmbito audiovisual quanto de roteiro, Supernatural tem a capacidade de surpreender os fãs com episódios que misturam vida real, anjos, demônios, vampiros, fantasmas, filmes clássicos, comédia, ação, terror e drama, sem jamais parecer exagerado ou inverossímil.
Faz sentido? Não muito, mas é exatamente essa a graça do enredo. É o motivo pelo qual os fanáticos pela trama afirmam ser impossível não querer ver o episódio seguinte.
Com base nessa premissa, é importante expor – para os que não estão tão familiarizados com o jeito Supernatural de ser – alguns exemplos da ousadia da história, com fatos marcantes ocorridos ao longo dos anos na série, tendo três temporadas como fio condutor.
 
4ª TEMPORADA
"Monster Movie/Filme de Monstro": neste dia, os irmãos estão em uma típica festa de Oktoberfest e, ao que tudo indica, assassinatos estão ocorrendo no local. Mas os assassinos em questão são monstros de filmes clássicos de terror, o que faz com que ocorra a aparição de lobisomens e até múmias. Além disso, o episódio se passa todo em preto e branco para enfatizar o clima dos clássicos.
 
Episódio "Monster Movie", com monstros dos clássicos do terror
 
"Yellow Fever/Febre Amarela": aqui, os irmãos investigam a morte de pessoas que morreram de medo. Sim, de medo. E no decorrer da investigação, Dean é infectado e passa todo o capítulo com pavor de absolutamente tudo, até que Sam consiga salvá-lo.
 
Dean contaminado pelo medo no episódio "Yellow Fever"
"It's A Terrible Life/Que Vida Terrível": nesse episódio é tudo diferente. Dean é um empresário e Sam é um de seus funcionários. Porém, os demais trabalhadores da empresa começam a cometer suicídio, e Sam procura Dean por achar que existe algo suspeito por trás disso. Juntos, começam a investigar.
 
Episódio "It´s a terrible life", Dean é um empresário e Sam seu funcionário
 
5ª TEMPORADA
"Changing Channels/Trocando de Canal": episódio considerado fora do normal, mesmo para os padrões já anormais de Supernatural. Nele, os irmãos estão aprisionados no universo da TV, onde passam por várias séries em ritmo de sátira de obras como Grey’s Anatomy e CSI, participando inclusive de uma sitcom sobre o próprio seriado que protagonizam.
 
Episódio "Changing Channels", os irmãos passeiam pelo universo das séries em ritmo de sátira
"The Real GhostBusters/Os Verdadeiros Caça-Fantasmas": neste capítulo, Sam e Dean são enganados e acabam tendo que participar de uma convenção de fãs de Supernatural, onde todas as pessoas no local estão vestidas como eles.
 
Dean e Sam em uma convenção de fãs de ambos
6ª TEMPORADA
"The French Mistake/Outro Universo": icônico. Novamente, os irmãos são transportados para outra realidade e, dessa vez, eles são eles mesmos. Sim, ambos são protagonistas de um programa de TV chamado Supernatural, e seus nomes são Jensen Ackles e Jared Padalecki. Os fãs têm verdadeira adoração por esse episódio, já que mesmo tudo sendo inesperado, dessa vez a surpresa foi além.
 
Nesse episódio os irmãos se chamam Jensen Ackles e Jared Padalecki, seus nomes reais
7ª TEMPORADA
 
"Time After Time/ Tempo, Depois, Tempo": em suas aventuras, Sam e Dean esbarram com o “Deus do Tempo” e, como consequência, Dean fica preso no ano de 1944. Sam, por sua vez, precisa encontrar uma maneira de resgatar o irmão.
 
E esses são somente alguns exemplos. Na série, também ocorre uma guerra civil no céu, com a presença dos quatro cavaleiros do apocalipse que, modernizados, pilotam carros em vez de andarem a cavalo, e muitas outras coisas sobrenaturais como o próprio título sugere.
Supernatural se encaminha para sua 8ª temporada, que estreia no dia 03/10 pela CW e que, ao contrário do que foi dito em dado momento, não será a última.
 
O novo ano contará com a participação  do ator Ty Olsson (Men in Trees, Battlestar Galactica) no papel de um vampiro que será muito importante para Dean Winchester quando este precisar escapar do purgatório.
 
E quanto a Sam, seu coração vai bater mais forte por um novo personagem feminino interpretado pela atriz Liane Balaban (Alphas).
 

No Brasil, a série é exibida pela Warner Channel.

 
 
Recomendamos para você