Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 15.02.2013 15.02.2013

‘A Hora Mais Escura’: Uma sequência não oficial de ‘Guerra ao Terror’

Por Edu Fernandes
 
Desde o atentado de 11 de setembro, a história dos Estados Unidos teve vários eventos importantes. Entre eles, duas guerras no Oriente Médio e a eliminação do terrorista Osama Bin Laden. Essa série de acontecimentos pode ser acompanhada nas telas pelos últimos filmes da diretora Kathryn Bigelow: Guerra ao Terror (2008) e o recente A Hora Mais Escura, que estreia no Brasil em 15 de fevereiro. O primeiro narra a rotina estressante de um esquadrão antibomba no Iraque e o segundo mostra a longa caçada a Bin Laden, mas as semelhanças vão além dos assuntos tratados.
 
A diretora não é a única profissional envolvida em ambas as produções. O roteirista Mark Boal assina o texto das duas fitas. O escritor estreou em cinema um pouco antes de Guerra ao Terror, com outro longa sobre os sofrimentos que a guerra causa na mente dos combatentes. Mark escreveu a história de No Vale das Sombras (2007). O figurinista George L. Little foi outra pessoa envolvida nos dois filmes. Antes deles, tinha desenvolvido os figurinos de outros títulos com personagens militares: Maré Vermelha (1995), Atrás das Linhas Inimigas (2001) e O Voo da Fênix (2004).
 
Na frente das câmeras, os protagonistas são atores relativamente desconhecidos. A Hora Mais Escura traz Jessica Chastain na pele da agente da CIA que coordenou as investigações para localizar o esconderijo de Bin Laden. Seu colega de trabalho Dan, papel de Jason Clarke, é o responsável pelo interrogatório dos prisioneiros. Os dois haviam trabalhado juntos em Os Infratores (2012).
 
Jeremy Renner em cena de 'Guerra ao Terror'
 
Na época do lançamento de Guerra ao Terror, Jeremy Renner ainda não era um astro com papéis importantes em filmes de ação, como Missão: Impossível – Protocolo Fantasma, Os Vingadores e O Legado Bourne. Na produção de Bigelow, ele interpreta o Sargento James, que toma atitudes impulsivas no meio do combate. Seus colegas de pelotão são vividos por Anthony Mackie (Os Agentes do Destino) e Brian Geraghty (Armadilha).
 
Se o elenco principal não é formado por grandes estrelas, os coadjuvantes dos dois longas são atores mais conhecidos. Guerra ao Terror tem a participação de Ralph Fiennes (A Duquesa), David Morse (Paranoia) e Guy Pearce (O Traidor), todos com menos de 10 minutos em cena. Em A Hora Mais Escura, o elenco de apoio tem Mark Strong (Lanterna Verde), Kyle Chandler (O Dia em que a Terra Parou) e James Gandolfini (Família Soprano).
 
Apesar de Guerra ao Terror ter mais cenas de combate, Kathryn Bigelow consegue colocar a mesma carga de tensão em algumas cenas de A Hora Mais Escura. Enquanto em seu filme anterior poderia acontecer uma explosão a qualquer momento, em seu mais recente trabalho existe a expectativa de que o plano dos personagens dê errado, com consequências sangrentas.
 
Jessica Chastain foi indicada ao Oscar por sua atuação
 
Uma semelhança final partilhada pelos dois títulos é a polêmica. Por tratar da pressão psicológica do combate armado, Guerra ao Terror foi visto pelos setores mais conservadores da sociedade norte-americana como uma propaganda de esquerda. A discussão que A Hora Mais Escura fomenta vai em sentido oposto. O filme é acusado por defensores dos direitos humanos de ser tolerante demais com o uso de tortura no interrogatório dos prisioneiros. A decisão final, nos dois casos, cabe a cada espectador.
 
Kathryn Bigelow antes de Guerra ao Terror:
 
K-19: The Widowmaker (2002) – Em 1961, o primeiro submarino nuclear russo tem problemas em sua viagem de estreia. No elenco estão Harrison Ford e Liam Neeson.
O Peso da Água (2000) – Uma fotógrafa pesquisa sobre um brutal duplo assassinato ocorrido em 1873. Sean Penn interpreta o marido da protagonista.
Estranhos Prazeres (1995) – Ralph Fiennes vive um ex-policial de Los Angeles que acidentalmente descobre uma conspiração.
Caçadores de Emoção (1991) – Keanu Reeves é um agente do FBI que se infiltra em uma gangue de surfistas assaltantes de bancos. O líder dos criminosos é o papel de Patrick Swayze.
Jogo Perverso (1989) – Jamie Lee Curtis é uma policial novata à caça de um psicopata obcecado por ela.
 
Quando Chega a Escuridão (1987) – Um rapaz tenta seduzir uma garota, mas ela faz parte de um clã de vampiros.
The Loveless (1982) – Seu longa de estreia narra a chegada de um grupo de motoqueiros a uma pequena cidade. Willem Dafoe é o protagonista.
 
Veja o trailer de A Hora Mais Escura:
 
 
 
 
Recomendamos para você