Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 30.11.-0001 30.11.-0001

A Grande Vitória: Superação pelo esporte

Por Edu Fernandes
 
A cultura e o esporte são usados como oportunidades para jovens de comunidades carentes terem um futuro melhor. É o que acontece com o protagonista de A Grande Vitória (Downtown/Paris), que com o judô conseguiu canalizar a agressividade que estava o prejudicando na escola. A produção chega aos cinemas em 8 de maio.
A história projetada na tela é inspirada na vivência de Max Trombini, que chegou a treinar a seleção brasileira de judô. Sua jornada desde a infância humilde até a carreira profissional é narrada no livro Aprendiz de Samurai (Évora), que serviu como base para o filme do estreante Stefano Capuzzi.
“Eu procurava por boas histórias para um longa, seja roteiro original ou livros para adaptar”, contou o cineasta em entrevista a SaraivaConteúdo. “Minha mãe ouviu pelo rádio uma entrevista do Max e indicou o livro para mim. Por coincidência ele trabalha perto da minha casa e marcamos uma reunião. Nossa amizade surgiu muito rapidamente.”
“A gente conversou e desabafamos sonhos em comum”, relatou Max. A intenção foi mostrar as vitórias pessoais que o personagem principal conquistou com o judô. “Para contar a história de um campeão, não poderia ser a minha. Como lutador, fui apenas mediano.”
 
Sabrina Sato faz sua estreia dramática no filme
“Eu gosto muito de histórias de superação”, disse Stefano. “No nosso filme, você acha em um primeiro momento que se trata do vencedor da medalha, mas falamos da vitória pessoal, particular.”
Na tela grande, Max é vivido por Caio Castro (Fina Estampa). O elenco de A Grande Vitória ainda traz Suzana Pires (O Tempo e o Vento), Moacyr Franco (O Palhaço), Sabrina Sato (O Concurso), Felipe Folgozi (O Príncipe) e Tuna Dwek (Quando Eu Era Vivo).
FILMES DE ESPORTE E INSPIRAÇÃO
Duelo de Titãs (Disney) – Um técnico (Denzel Washington) precisa superar o racismo para fazer o time de futebol americano vencer. “Os discursos motivacionais do técnico são muito bons”, disse Capuzzi.
 
Cena do filme Duelo de Titãs (2000)
Karate Kid: A Hora da Verdade (Sony) – Daniel (Ralph Macchio) sofre nas mãos dos valentões da escola, mas aprenderá a lidar com a situação nos treinamentos com um mestre carateca (Pat Morita). “As mensagens que o mestre deixa para o discípulo o guiam na luta e na vida, como no nosso filme”, compara Capuzzi.
Menina de Ouro (Europa) – Maggie (Hilary Swank) é uma batalhadora que busca um técnico veterano (Clint Eastwood) para tornar-se uma boxeadora profissional. “O filme ensina sobre concentração, nunca se distrair. Não podemos recuperar um segundo de vacilo na luta”, disse Trombini.
Poder Além da Vida (FlashFocus) – Um acidente de carro quebra as pernas de um ginasta (Scott Mechlowicz). Ele precisará do apoio de um misterioso treinador (Nick Nolte) para voltar a competir. “Tem muitos valores nesse filme, mas sem ficar piegas demais”, avalia Capuzzi.
 
Cena do filme Poder Além da Vida (2006)
Rocky – Um Lutador (Fox) – Um boxeador amador (Sylvester Stallone) tem a chance de lutar contra um campeão (Carl Weathers) e começa um intenso treinamento. “Eu gosto dele porque mesmo perdendo ele ganha”, afirma Trombini.
A Saga do Judô (Versátil) – Sugata (Susumu Fujita) tem dificuldade para aprender as técnicas do judô, mas seu treinamento oferece a chance de adquirir valores para toda a vida. “É o único filme de judô que eu encontrei, então com certeza foi uma influência”, relata Capuzzi.
Veja o trailer de A Grande Vitória:
 

 
 
Recomendamos para você