Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 13.05.2013 13.05.2013

A febre dos jogos de zumbi: quais os maiores representantes?

Por Guilherme Machado
 
Depois da invasão dos vampiros nas telonas dos cinemas, chegou a vez de os zumbis tomarem conta dos games.
 
Nos últimos dois anos, os mortos-vivos ganharam muito espaço no cenário gamer, desde jogos arcade até simuladores de um mundo pós-apocalíptico.
 
Cenários de destruição nos quais o jogador precisa procurar suprimentos para sobreviver e ainda combater hordas de zumbis – além de outros sobreviventes – parecem encantar todo tipo de player, dos mais casuais até os mais hardcore.
 
São inúmeros os representantes do gênero disponíveis no mercado atual. No entanto, existem os que conquistaram o coração dos gamers.
 
Sendo assim, separamos os jogos de zumbi que mais fazem sucesso atualmente.
 
 
LEFT 4 DEAD
 
Left 4 Dead
 
Lançado em 2008, Left 4 Dead ganhou o amor do público pois, além de ser um jogo de sobrevivência contra zumbis, o jogador ainda tem a possibilidade de jogar um modo cooperativo com mais três amigos, levando a experiência de apocalipse a outro nível.
 
No ano seguinte foi lançado seu sucessor, Left 4 Dead 2, que preservou a jogabilidade cooperativa e implementou um sistema que detecta o desempenho de cada um, aprimorando a inteligência artificial dos inimigos de acordo com a habilidade do jogador. Left 4 Dead 2 continua sendo um dos games de zumbi mais jogados até hoje e tem sua continuação prevista para o fim deste ano ou início de 2014.
 
DAYZ MOD
 
Dayz Mod
 
O game de maior sucesso do gênero atualmente é a modificação para o jogo Arma II, chamado de DayZ.
 
O criador Dean Hall, mais conhecido como Rocket, foi o criador do mod que revolucionou a maneira de se jogar jogos de sobrevivência em um apocalipse zumbi, já que o jogador precisa se preocupar não apenas com os zumbis e com os outros sobreviventes, mas também com suas necessidades, como sede, fome, frio e seus ferimentos.
 
O mod teve tanta repercussão que fez as vendas de Arma II bombarem e levou ao desenvolvimento de um jogo apenas para o DayZ, chamado DayZ Standalone, que tem seu lançamento previsto para o fim de 2013.
 
Para jogar o game, não será mais necessário ter o Arma. Além disso, ele será totalmente independente e promete ser o melhor do gênero por um bom tempo.
 
CALL OF DUTY: WORLD AT WAR
 
Call Of Duty: World At War
 
A aclamada série Call of Duty (COD) entrou na febre dos zumbis em 2008 com Call of Duty: World at War, um jogo que retomava o tema da Segunda Guerra Mundial. O game fez muito sucesso na época, vendendo o dobro de cópias de seu antecessor, Call of Duty 4, no Reino Unido.
 
Não é à toa que World at War seja um dos preferidos dos fãs de COD. Além do mais, é um dos poucos no qual você pode arrancar braços e pernas dos inimigos, tornando a experiência muito mais adulta e próxima à realidade. Após terminar a campanha do jogo, é possível desbloquear o modo Nazi Zombie, no qual o jogador fica numa casa abandonada que começa a ser atacada por zumbis nazistas e o objetivo é sobreviver ao maior número de hordas possíveis. Um prato cheio para qualquer fã de jogos de mortos-vivos.
 
RESIDENT EVIL
 
Resident Evil
 
A clássica série Resident Evil é de longe a mais famosa do gênero, sendo pioneira para diversos games atuais. O primeiro título foi lançado em 1996 com o nome Resident Evil e tinha como foco o survival horror, tornando-se muito popular desde então.
 
De lá pra cá, muitos games foram lançados, além de muitos filmes e livros baseados nos jogos. Os principais representantes atualmente são Resident Evil 5 e Resident Evil 6, que trabalham muito a parte da cooperatividade entre os jogadores, tornando a experiência muito mais divertida e desafiadora.
 
O Resident Evil que conhecemos hoje em dia é bem diferente dos primeiros da franquia, já que o tema survival horror foi deixado um pouco de lado para ser substituído por mais ação, mais tiros e monstros aterrorizantes, decepcionando alguns fãs, mas conquistando outro tipo de público. A verdade é que a série continua muito popular até hoje.
 
THE LAST OF US
The Last Of Us é um dos jogos de zumbi mais aguardados para o Playstation 3, já que é exclusivo para o console da Sony.
 
O game trará um ambiente de destruição e caça a suprimentos e armas. A ideia é sobreviver diante de um cenário apocalíptico no qual os sobreviventes são tão perigosos quanto os mortos-vivos.
 
Para se defender, o jogador terá à disposição armas desgastadas e degradáveis, que terão uma durabilidade de acordo com o uso – entre elas, um tijolo.
 
Outro aspecto que torna a experiência desafiadora é que a vida não se regenera, obrigando o jogador a ter mais cuidado na hora de se expor aos inimigos e incentivando-o a procurar suprimentos pela cidade.
 
O enredo do jogo se passa em Boston, 20 anos depois da explosão do apocalipse zumbi, e os personagens principais são Ellie e Joel, respectivamente uma menina de 14 anos e um sobrevivente no estilo anti-herói. O jogo tem data de lançamento marcada para 14 de junho.
 
 
Até o final do ano, muitos outros games do gênero serão lançados, transformando 2013 em mais um ano da febre dos jogos de zumbi e mais um período perfeito para os amantes de um mundo pós-apocalíptico.
 
 
 
Recomendamos para você