Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 24.07.2014 24.07.2014

A chegada do game ‘EA Sports UFC’, exclusivo dos novos consoles

Por Aline Maryama
Os gamers fãs de MMA e jogos de luta podem começar a se preparar para jogar o game EA Sports UFC, que chega apenas para os consoles da nova geração.
A lista de personagens jogáveis é variada, com diversos lutadores consagrados nas artes marciais mistas (MMA) e conhecidos atualmente. Entre eles estão Jon Jones, Royce Gracie, Lyoto Machida, Francis Carmont e Chris Weidman.
O grande destaque vai para um personagem ilustre: Bruce Lee, ícone dos filmes de artes marciais dos anos 70, será um personagem jogável, disponível apenas para quem adquirir o jogo na pré-venda ou então encarar e finalizar o modo carreira nos níveis mais difíceis.
O jogo impressiona até quem não é fã do estilo, não só pelos gráficos incríveis – que além de deixar os personagens bastante realistas, trazem uma semelhança nunca vista anteriormente.
Um detalhe fundamental é a AI utilizada. A inteligência artificial transforma a estratégia do lutador durante as partidas, oferecendo uma experiência mais realista do que nos games anteriores do estilo. Outro destaque é o “full body deformation”, utilizado para fazer com que o corpo do personagem reaja como em uma luta real.
Bruce Lee, ícone das artes marciais, está presente em EA Sports UFC
ATLETAS BRASILEIROS DE MMA NO JOGO
A expectativa de personagens disponíveis é de quase 100 lutadores do UFC, sem contar os DLCs adicionais que geralmente são lançados posteriormente. Confira os ícones brasileiros que estarão presentes no jogo.

Peso Pesado: Antônio “Bigfoot” Silva, Antônio “Minotauro” Nogueira, Júnior “Cigano” dos Santos e Fabrício Werdum

Peso Meio Pesado: Glover Teixeira, Wanderlei Silva, Maurício “Shogun” Rua e Antônio Rogério “Minotouro” Nogueira
Peso Médio: Ronaldo “Jacaré” Souza, Anderson “Spider” Silva, Lyoto Machida, Royce Gracie e Vitor Belfort
Peso Meio Médio: Demian Maia
Peso Pena: José “Zé Aldo” da Silva
Peso Galo: Renan Barão
Lyoto Machida é um dos atletas brasileiros confirmados
AS ATLETAS DO UFC NO JOGO
A presença feminina também está garantida no game. Até agora são cerca de sete nomes confirmados: Ronda Rousey, Sarah McMann, Sarah Kayfman, Alexis Davis, Liz Carmouche, Cat Zingano e Miesha Tate.

JOGABILIDADE COMPLEXA

Quem jogou UFC Undisputed 3 notará a semelhança. O novo game possui jogabilidade muito semelhante ao último título baseado em UFC, que foi produzido por outra desenvolvedora. É preciso realizar combinações de botões para dar golpes precisos, como socos na cabeça, chutes na parte do tronco, joelhadas e outros, e cada um exige uma sequência diferente.

Quando a luta vai para o chão, há algumas modificações. Na hora de aplicar uma chave, é necessário atenção ao novo sistema, que requer agilidade para vencer o oponente em uma combinação de movimentos com o direcional para os lados.

Para os jogadores que não estão acostumados com essa jogabilidade, que exige uma sequência exata para desferir golpes, o jogo pode parecer mais difícil.
Miesha Tate, uma das presenças femininas confirmadas no jogo
O ambiente é bastante realista e “teletransporta” quem está jogando para a realidade dos eventos do UFC. Conte com Bruce Buffer anunciando de forma empolgada, Mario Yamasaki, o árbitro brasileiro com seu famoso coraçãozinho, e uma torcida que pode vibrar, vaiar e gritar de acordo com o andamento da luta.
DO OCTÓGONO PARA OS CONSOLES
Para o paulista Bruno “Urso” Demétrio, que luta diversas artes marciais há 11 anos e leciona há aproximadamente 4, o game é uma das melhores novidades. O atleta garante que sempre arruma um tempo livre para abastecer seu lado gamer. O PS4, que ficou de lado pela falta de jogos que despertassem seu interesse, será resgatado para a estreia do jogo.
“Joguei o demo e vi diversos gameplays, a qualidade dos gráficos e sistema de combate me surpreendeu. Vi algumas coisas não tão legais, como o fato de os personagens às vezes parecerem meio perdidos, ficarem desferindo golpes meio aleatórios”. Bruno é fã de jogos de luta e costuma brincar que as artes marciais estão mesmo em sua vida. “Saio do tatame e do octógono com os alunos e vou para casa tirar um versus com os amigos no videogame. Acho que gosto mesmo de lutar, né?”.
Ainda em dúvida se o jogo vai impressionar mesmo? Os dois vídeos a seguir mostram um pouco do potencial de EA Sports UFC.
Gameplay: Jose Aldo VS. Anthony Pettis
Gameplay: Ronda Rousey VS. Miesha Tate
Recomendamos para você