Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 14.05.2012 14.05.2012

A Bella Kristen Stewart

Por Priscila Roque
 
Ela estrelou dezenas de filmes na telona, mas ganhou incontáveis fãs e se tornou conhecida no mundo todo depois de ter protagonizado os filmes baseados nos livros de Stephenie Meyer, a Saga Crepúsculo como Bella Swan. Em 2012, Kristen Stewart, com apenas 22 anos, se prepara para o lançamento de três produções.

A crítica pode ser até um pouco severa quando o assunto é seu modo de atuar. Entretanto, a maneira reservada de manter sua rotina pessoal e as raízes familiares consistentes no meio artístico fizeram Kristen alcançar respeito e despertar a curiosidade de muitos. Sua mãe é supervisora de roteiros e o pai é produtor de TV.

Trabalhos para filmes e programas de TV apareceram ainda na infância, antes mesmo dos 10 anos. Porém, seu primeiro destaque foi em 2002, quando esteve ao lado de Jodie Foster no drama O Quarto do Pânico. Sua atuação rendeu uma indicação ao “Young Artist Award”.

 
EM 2012
 
Em junho, Branca de Neve e o Caçador e Na Estrada estreiam no Brasil. No primeiro, a atriz debuta como papel principal de uma superprodução de ação e aventura. Nele, a narrativa do famoso conto de fadas ganha um lado negro. A Branca de Neve leva até uma armadura em seu figurino.
 
Já o segundo, Na Estrada, do brasileiro Walter Salles, é inspirado em Pé na Estrada (On the Road), de Jack Kerouac, um dos livros mais cultuados pela juventude dos anos 1960. Kristen está entre o trio de protagonistas e tem esse filme como um dos principais da carreira, já que a obra é a sua favorita de cabeceira.
 
E os fãs da atriz já trataram de se preparar para o lançamento. “É um livro maravilhoso, que realmente mudou a pessoas. Marylou – a personagem dela – é uma mulher muito avançada pra época e autêntica. Acredito que a Kris será perfeita, pois ela estava engajada no projeto desde o início”, comentou a estudante de moda Vanessa Ribeiro Lopes. Ela ajuda a manter um projeto dentro do fansite “Stewart Brasil” dedicado à popularização do livro entre os admiradores da atriz.
 
                                                                                      Crédito Gregory Smith      
Kristen Stewart em cena de Na Estrada                                                                 
 
Produções que se encaixam na categoria indie são constantes na carreira dela. Transitar pelo lado obscuro do cinema já lhe rendeu bons frutos. “Fama não significa um passaporte para a permanência no cinema. Kristen tem uma filmografia em que se destaca em produções independentes, como Na Natureza Selvagem, dirigido por Sean Penn, ou Corações Perdidos, quando atuou como uma jovem prostituta. Estar novamente em um filme indie (Na Estrada) é uma prova de coerência com sua carreira. É um território que ela conhece”, explicou Fernando Zamith, crítico de cinema da Jovem Pan.
 
Por outro lado, foi com a história de Stephenie Meyer que conseguiu emplacar seu rosto no mercado mainstream. Em novembro, a segunda parte de Amanhecer – o final da saga – será lançada mundialmente. Com os olhos vermelhos após se tornar vampira, ela certamente será pauta de muitos comentários cinematográficos da ocasião.
 
“Acho que a Kristen vem crescendo muito profissionalmente. Em todos os filmes, principalmente nos mais recentes, ela surpreendeu e provou que pode ser muito mais do que 'a menina de uma só expressão' – de que as pessoas normalmente falam. Muitos críticos deram o braço a torcer admitindo que ela é realmente uma atriz com talento”, afirmou a estudante Milena Mendes, uma das responsáveis pelo fansite “Kristen Stewart Brasil”, que chega a ter até 6 mil visitas diárias.
 
Hoje, ela já acumula muitas estatuetas na estante. Os números chegam a quase 20 prêmios em categorias diversas do “People's Choice”, “MTV Movie Awards”, entre outros.
 
O QUE VEM POR AI:
 
A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1
Data de lançamento: 30/05/2012 (DVD e Blu-ray)
 
Branca de Neve e o Caçador
Data de lançamento no cinema: 1º/06/2012
 
Na Estrada
Data de lançamento no cinema: 15/06/2012
 
A Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 2
Data de lançamento no cinema: 16/11/2012
 
Cali
Data de lançamento no cinema: em produção
 
 
Recomendamos para você