Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Games 30.11.2012 30.11.2012

A batalha da Sony nos games

Por Míriam de Souza
 
Link, Samus, Pikachu e Mario em uma batalha épica. Personagens famosos e icônicos da japonesa Nintendo se enfrentam na série Super Smash Bros., que começou no Nintendo 64 em 1999 e continua sendo uma das franquias de maior sucesso entre os jogos de luta. Agora, a companhia rival Sony tem seu próprio game do gênero: PlayStation All-Stars Battle Royale.
 
O game foi oficialmente anunciado na Electronic Entertainment Expo (E3) 2012, maior feira de jogos eletrônicos do mundo. Battle Royale será exclusivo dos consoles Sony e terá versões para PlayStation 3 e PlayStation Vita. Enquanto o lançamento norte-americano ocorreu no dia 20 de novembro, a chegada ao Brasil ficou para o dia 29.
 
São 24 personagens de jogos que fizeram sucesso no PlayStation, sejam fenômenos recentes ou antigos. Big Daddy, símbolo de Bioshock, luta com Sackboy, o protagonista feito de pano da série LittleBig Planet. Heihachi e Kratos representam, respectivamente, os games Tekken e God of War. Mesmo jogos cujos protagonistas não entraram para a lista dos all-stars da Sony ganharam alguma homenagem. Há um cenário baseado em Patapon e um dos itens utilizáveis nas batalhas é o Gravity Shield de Wipeout.
 
Empresa criada especificamente para a produção do novo jogo, a norte-americana SuperBot Entertainment não quis criar uma história complexa. Omar Kendall, representante da desenvolvedora, declarou em entrevista ao site IGN que um enredo grande e pesado prejudicaria a experiência do jogo, já que cada personagem vem de um universo próprio e tem sua própria história.
 
Foram criadas rivalidades entre os personagens de séries diferentes para tornar as batalhas mais emocionantes. Os pares de lutadores rivais podem ser vistos no vídeo de introdução do jogo divulgado pela Sony no começo de novembro. Nathan Drake, da série Uncharted, é considerado rival de Sly Cooper, protagonista da franquia de mesmo nome, já que ambos são considerados caçadores de recompensas. 
 
 'PlayStation All-Stars Battle Royale'
 
DIRETO DAS RAÍZES DO CONSOLE
 
No vídeo divulgado pela Sony, também é possível saber quem é o vilão de PlayStation All-Stars Battle Royale. Nos segundos finais do vídeo, aparece a sombra de um rosto que pertence ao Polygon Man, primeira mascote do PlayStation.
 
Polygon Man foi criado em 1995 para representar o primeiro console feito pela Sony. Era a cabeça de um homem roxo com olhos amarelos, completamente feito de polígonos tridimensionais. A mascote chegou a aparecer na apresentação da empresa japonesa na E3 de 1995, mas não sobreviveu por muito tempo, já que o diretor mundial da marca PlayStation, Ken Kutaragi, não achou o personagem adequado para promover o videogame.
 
A escolha de Polygon Man como vilão do jogo não foi a primeira da empresa desenvolvedora. Primeiro, a SuperBot considerou chefões de jogos clássicos do PlayStation. No entanto, a equipe decidiu que o desafio final não deveria ser enfrentar um personagem que já aparecesse em outros jogos, mas um que representasse o próprio console da Sony.
 
 'PlayStation All-Stars Battle Royale'
 
Feitos para o Dualshock – leia mais sobre cinco personagens de PlayStation All-Stars Battle Royale
 
Sly Cooper
 
O guaxinim ladrão apareceu pela primeira vez Sly Cooper and the Thievus Raccoonus, em 2002. Mais dois jogos foram lançados para PlayStation 2, em 2004 e 2005, e parecia que o personagem tinha sido abandonado na nova geração. No entanto, será lançada em 2013 uma nova aventura da gangue de ladrões, chamada Sly Cooper: Thieves in Time. O guaxinim usa uma vara de ponta dourada para lutar, além de ter capacidade de escalar e se equilibrar em cordas.
 
PaRappa
 
Um cachorro que canta rap. Por incrível que pareça, a fórmula fez sucesso em PaRappa the Rapper, jogo de 1999. Com calças largas, tênis e um skate, o personagem já foi até uma das mascotes do PlayStation no final dos anos 1990. Em Battle Royale, seus golpes são baseados nas artes marciais que aprendeu para impressionar Sunny Funny, uma garota em formato de flor.
 
Kratos
 
É um dos personagens mais famosos dos games disponíveis para os consoles da Sony atualmente. Protagonista da série God of War, Kratos é um anti-herói de pele pálida que usa duas lâminas para lutar. Ele já fez participações especiais em outros jogos de luta, como Soulcalibur: Broken Destiny e a versão de Mortal Kombat lançada para PlayStation 3 em 2011.
 
Raiden
 
Solid Snake é o protagonista da série Metal Gear desde seu início, em 1987. Mas o personagem que estrela parte dos últimos jogos lançados da franquia – inclusive Metal Gear Rising: Revengeance, que será lançado em 2013 – é Raiden, um agente de aparência andrógina e cabelos brancos. A decisão de incluir Raiden, e não Snake, como personagem jogável de Battle Royale pode ser porque o primeiro protagonista já apareceu como um dos lutadores de Super Smash Bros. Brawl, da Nintendo.
 
Toro Inoue
 
É considerado mascote da Sony no Japão, embora não seja muito conhecido entre os ocidentais. Apareceu pela primeira vez no game Doko Demo Issho, de 1999. Agora, aparece como personagem especial em diversos jogos, como na versão especial de Street Fighter X Tekken. Sua aparência é a de um gatinho branco antropomórfico.
 

 
 
 
Recomendamos para você