Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Música 07.03.2013 07.03.2013

A agenda brasileira de heavy metal em alto volume

Por Priscila Roque
 
“O metal sempre esteve na moda, pelo menos para os metaleiros. O que acontece é que, pelo fato de o Brasil estar melhor economicamente, os artistas ficaram mais interessados em vir ao País”, confirma o produtor de shows Paulo Baron, diretor da Top Link que, neste ano, entre outras apresentações, traz de volta o festival Live ‘N’ Louder.
Somente no mês de março, quase 10 nomes internacionais trazem suas guitarras virtuosas e seus vocais extremos à capital paulista. Esse alto volume segue durante todo o primeiro semestre e se espalha pela agenda de outras cidades brasileiras.
Entre os roqueiros, aqueles que se mantêm fiéis ao estilo certamente são os fãs de heavy metal e suas vertentes. A prova disso são os shows, quase sempre lotados, nos últimos anos. “São mais de 40 apresentações confirmadas entre março e junho, dos mais variados gêneros do rock. Algumas bandas, como o Megadeth, por exemplo, lotam as casas de shows, não importa quantas vezes toquem no Brasil. Por isso, as bandas estão mais abertas para negociar durante a turnê”, comenta a jornalista Renata Santos, que faz a cobertura de eventos do gênero para o Portal do Inferno.
 
Porém, os altos preços dos ingressos e o retorno frequente de alguns artistas dividem o público. “Eu uso o critério de ‘banda inédita’. Se eu nunca vi uma banda e ela me interessa, dou preferência a ela na hora de escolher um show para ir. Caso tenha duas bandas no mesmo dia que já tenha visto, aí sigo o lado fã e escolho uma”, afirma o designer Yuri Murakami, que acompanha apresentações de metal desde 1999.
“Considero que, apesar de algumas bandas virem com certa frequência, isso é muito revigorante para o proprio fã, já que ele pode ter a possibilidade de escutar não apenas uma compilação de todos os seu sucessos”, explica Paulo Baron, que entrou para o ramo de produção de shows há 25 anos.
 
O vocalista Fabio Lione tem duas vindas programas ao País: com o Vision Divine, em março, e com o Angra, para o Live ‘N’ Louder
No exterior, festivais com foco no público metaleiro são fortes. O Hellfest, na França, o Wacken, na Alemanha, e o cruzeiro 70.000 Tons of Metal, com saída de Miami, nos Estados Unidos, são apenas alguns. No Brasil, não é somente a proliferação de shows em casas menores que se destaca em 2013. Este ano também será marcado por espetáculos maiores, que trarão grupos como Iron Maiden, Metallica, Twisted Sister e Sodom. “Estamos voltando com a cultura de festivais, e espero que prospere. O Rock in Rio mostrou, em 2011, que ainda tem muita força e promete repetir o sucesso este ano. Também teremos o retorno do Live ‘N’ Louder, em abril, e do Monsters of Rock no segundo semestre. Os fãs brasileiros estavam carentes desses grandes eventos. Acho que estamos no caminho certo”, reforça Renata Santos.
 
O Iron Maiden toca na mesma noite do Slayer e do Avenged Sevenfold no Rock in Rio
 
Veja a agenda com os principais shows para março e abril:
 
MARÇO
 
Rotting Christ (Grécia)
9 – Grêmio dos Ferroviários, em Fortaleza
10 – Hangar 110, em São Paulo
14 – Sociedade Kenia, em Joinville
15 – Central Rock Bar, em Santo André
16 – Teatro Odisséia, no Rio de Janeiro
17 – Opinião, em Porto Alegre – com Turisas
Sonata Arctica (Finlândia)
10 – Via Marquês, em São Paulo
11 – Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro
Biohazard (EUA)
13 – John Bull Pub, em Florianópolis
14 – Opinião, em Porto Alegre
15 – Via Marquês, em São Paulo
17 – Granfinos, em Belo Horizonte
Turisas (Finlândia)
15 – Music Hall, em Curitiba
16 – Carioca Club, em São Paulo
17 – Opinião, em Porto Alegre – com Rotting Christ
Saxon (Inglaterra)
26 – A Seringueira, em São Paulo
Vision Divine (Itália)
31 – Manifesto Bar, em São Paulo
Alestorm (Escócia)
31 – Inferno Club, em São Paulo
ABRIL
Accept (Alemanha)
6 – A Seringueira, em São Paulo
7 – Opinião, em Porto Alegre
Paul Di'Anno (Inglaterra)
7 – Carioca Club, em São Paulo
My Dying Bride (Inglaterra)
10 – Teatro Rival Petrobras, no Rio de Janeiro
Down (EUA)
10 – Carioca Club, em São Paulo
Carcass (Inglaterra)
11 – Carioca Club, em São Paulo
Symphony X (EUA)
12 – Carioca Club, em São Paulo
Mad Max (Alemanha)
13 – Blackmore Rock Bar, em São Paulo
Festival Live N' Louder, com Twisted Sister (EUA), Metal Church (EUA), Molly Hatchet (EUA), Loudness (Japão), Sodom (Alemanha) e Angra (Brasil)
14 – Espaço das Américas, em São Paulo
Cradle of Filth (Inglaterra)
19 – Fundição Progresso, no Rio de Janeiro
20 – Carioca Club, em São Paulo
Lacrimosa (Alemanha)
23 – Carioca Club, em São Paulo
Demon Hunter (EUA)
27 – Inferno Club, em São Paulo
28 – Rio Rock Blues, no Rio de Janeiro
 
 
Recomendamos para você