Bel Sanmax por Bel Sanmax Livros 27.02.2020 27.02.2020

5 autores clássicos de terror da literatura

Muito antes de Jogos Mortais, Pânico e Annabelle lotarem os cinemas e reascenderem o interesse em histórias de terror, o gênero literário já era considerado como um dos mais populares e celebrados desde o século 19.

Confira a lista com os autores dos clássicos mais importantes de terror, cujas obras continuam a inspirar tremores e calafrios até hoje:

1) Stephen King

Stephen King

Stephen King – Foto: Divulgação

Com mais de 45 livros lançados, Stephen King é, sem dúvida, o primeiro nome que vem à cabeça quando se trata de histórias de Terror.

O autor de O Iluminado, Carrie, a Estranha, It – a Coisa e tantos outros sucessos já avisou que não pretende parar de escrever tão cedo. King que, só em 2017, lançou dois livros, também escreve contos, quadrinhos e roteiros de TV e cinema.

2) Mary Shelley

Mary Shelley

Pintura representando Mary Shelley – Foto: Reprodução

Mary Wollstonecraft Shelley nasceu em Londres, em 1879, e escreveu Frankenstein: o Prometheus Moderno com 17 anos. Reza a lenda que a obra nasceu de uma aposta entre Shelley, Lord Byron e Percy Shelley, seu então amante (eles se casaram após Shelley ficar viúvo).

De férias na Suíça, eles foram desafiados por Byron a criar um conto de terror macabro.  Mary Shelley também foi biógrafa, editora literária e ardente defensora dos direitos das mulheres.

3) H. P. Lovecraft

 H. P. Lovecraft

H. P. Lovecraft – Foto: Divulgação

Se Stephen King é o rei do terror deste século, Howard Phillips Lovecraft é o do século XX, segundo afirma o próprio King.

Nascido nos Estados Unidos, o autor de O Chamado de Cthulhu, teve uma infância complicada, com ambos os pais internados em sanatórios, e era cheio de manias e transtornos.

Escreveu mais de 70 contos e é o precursor em combinar terror, fantasia e ficção científica.

4)Edgar Allan Poe

Edgar Allan Poe

Retrato de Edgar Allan Poe – Foto: Wikimedia Commons

Considerado o “pai” do gênero, Edgar Allan Poe escreveu mais de 60 contos de terror gótico no início do século XIX. As obras de Poe, como O Corvo e O Gato Preto, tiveram um impacto cultural tão profundo que se tornaram parte da mitologia do Dia das Bruxas atual.

Poe era também crítico literário, poeta e cronista policial, e inspirou desde de Arthur Conan Doyle, autor da série sobre Sherlock Holmes, a Stephen King.

5) BRAM STOKER

Bram Stoker

Bram Stoker

Abraham “Bram” Stoker nasceu em Dublin, na Irlanda, em 1847. Matemático de formação, começou a escrever na adolescência.

Foi inspirado pelas lendas do príncipe da Romênia, Vlad, O Empalador, para criar um dos maiores ícones da ficção macabra: Drácula. Ele continuou escrevendo contos góticos até sua morte.

Recomendamos para você