Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo HQ 30.01.2013 30.01.2013

2013: o ano da Mônica

Por Marcelo Rafael
 
Após Cebolinha, Bidu, Franjinha e Chico Bento terem se tornado cinquentões, é a vez da baixinha, gorducha e dentuça mais amada do país chegar ao jubileu de ouro. Em março deste ano, Mônica, a maior criação de Mauricio de Sousa, completa 50 anos. E 2013 promete ser cheinho de atrações.
Pouca gente sabe, mas a menina do vestidinho vermelho surgiu bem depois de seus amiguinhos do Bairro do Limoeiro. O então cartunista Mauricio de Sousa não tinha personagens femininos em seus quadrinhos até 1963.
Surgida a partir da observação de suas filhas enquanto desenhava em casa, Mauricio notou que sua filha Mônica Spada Sousa, então uma criancinha, gostava muito do coelhinho que ganhou, por volta dos três anos, de sua madrinha.
"Eu tinha dúvidas sobre como uma mulher pensava, reagia. Mas como toda criança é transparente nas emoções e reações, estavam ali minhas inspirações. A Mônica fez grande sucesso de imediato”, conta Mauricio.
Logo a menina, que chegou depois dos outros, tomou conta da turminha com seu jeito brigão e, ao mesmo tempo, carismático. “Sucesso não se planeja, acontece. O público leitor ‘elege’”, comenta o criador a respeito da “liderança” da dentucinha.
Em 1970, Mônica foi lançada em gibi com a impressionante tiragem, para a época, de 200 mil exemplares. De lá para cá, então, foram enormes transformações.
O traço arredondou aos poucos graças a Emy Acosta, desenhista da equipe de Mauricio de Sousa. Foi embaixadora da UNICEF, virou baby, virou adolescente, virou tumblr e vai virar toy art. Encarnou a Mona Lisa, com a exposição História em Quadrões, de 2002, e até “se casou” com o Cebolinha em 2012. Nesse mesmo ano, Mauricio anunciou que ela e sua turma devem envelhecer, ano a ano. Algo inédito nas HQs.
 
Mônica como Mona Lisa
Mas e a Mônica, filha do artista? Hoje ela trabalha com o pai. Diretora comercial da Mauricio de Sousa Produções, ela é responsável pelos cerca de 2.500 produtos de aproximadamente 100 empresas licenciadas, entre bonecos e bonecas, brinquedos, DVDs, produtos alimentícios e de higiene etc.
"Fui saber que eu era a inspiradora da personagem só depois que entrei na escola. Meu pai não me contou antes para eu não ‘me achar’. Mas quando soube, curti muito. Quem não curtiria?", conta Mônica.
As celebrações do aniversário já começaram, com vídeos nas redes sociais. Mas vem aí muito mais comemoração nos próximos meses. “Estou produzindo filmes animados para televisão e vai ter muito show, espetáculos, exposições em museus, uma grande montagem teatral. Você vai ouvir falar muito da gente por aí. E sempre seremos uma boa notícia,” conta Mauricio.
Além disso, uma grande exposição será montada em São Paulo, com mais de 50 cartunistas convidados de todo o Brasil para darem sua homenagem à personagem. Em abril, a Mauricio de Sousa Ao Vivo estreará a releitura do espetáculo Romeu e Julieta, de 1978.
“Nós resolvemos remontar esse sucesso da Turma da Mônica e esse clássico (de William Shakespeare) da literatura”, conta Mauro Sousa, outro filho de Mauricio que virou personagem, o Nimbus.
Com o elenco já escolhido e os croquis para a confecção do figurino, assinado por Fause Haten, já esboçados, a produção da peça encontra-se a pleno vapor. Serão 13 músicas que devem ser levadas ao palco pela nessa nova montagem, em abril, no Teatro Geo, em São Paulo.
Responsável pela empresa que administra os espetáculos da turminha, Mauro adianta outras comemorações: Mônica Mundi, montado no último final de semana (dias 26 e 27), em São Paulo, seguirá para o Rio e, depois, para todo o Brasil; Festival de Música, em meados de 2013; uma corrida para a molecada no Dia das Crianças; e o espetáculo Jornada Musical, com o maestro João Carlos Martins (que também virou personagem).
“Fora os espetáculos que já estão acontecendo e estão em turnê pelo Brasil inteiro. Tem bastante coisa pra acontecer”, convida Mauro.
Parte da programação (muito ainda não foi revelado) e as novidades que vão preencher o ano todo podem ser vistas no quadro abaixo. Essa baixinha ainda promete!
“Não dá pra deixar de caprichar”, finaliza Mauricio.
 
Eventos previstos para o cinquentenário em 2013:
-Montagem em grande estilo da primeira peça de teatro, Romeu e Julieta;
-Espetáculo Mônica Mundi, com canções inspiradas nas músicas de vários países;
-Festival de Música;
-Jornada Musical, com o maestro João Carlos Martins;
-Exposição sobre a história da personagem Mônica no MUBE – Museu Brasileiro da Escultura – em São Paulo;
-Reedição de brinquedos de época, como a primeira boneca da Mônica da Trol;
-Edições especiais sobre os 50 anos da Mônica, pela Editora Panini;
-Exposição dos cartunistas brasileiros homenageando a personagem, em fevereiro;
 
Mauricio de Sousa dá os parabéns à sua própria criação:
 
 
 
 
Recomendamos para você