Saraiva Conteúdo por Saraiva Conteúdo Filmes e séries 26.08.2011 26.08.2011

140 toques de pura genialidade

Por Marcelo Forlani, do site Omelete
 
O twitter já não é novidade há muito tempo. Recentemente recebi uma mensagem dizendo que eu estava completando 4 anos online na rede social do passarinho, que por muito tempo foi divertidíssima de participar. Um dos motivos de seu sucesso foi que pessoas físicas que você dificilmente teria acesso estavam ali gastando os seus 140 toques com pensamentos, fotos, futilidades e curiosidades.
 
Um desses caras é Edgar Wright, o roteirista e diretor de Todo Mundo Quase Morto, Chumbo Grosso e, mais recentemente, Scott Pilgrim Contra o Mundo. O cineasta inglês é um gênio, uma das maiores mentes criativas em atividade. Ele está sempre buscando formas novas e inovadoras de contar suas histórias, com referências às coisas que cresceu curtindo, como quadrinhos, games, música e, claro, cinema.
 
Toda essa introdução só para dizer que na semana passada, ele twittou algo genial e instigante: Se Marty McFly viajasse de 1985 para 2011, ele veria pôsteres de Footloose, Conan, A Hora do Espanto e ficaria confuso? #DeLoreanFail?
 
A brincadeira dele tem todo um fundo de verdade. Cada vez mais Hollywood está vivendo de remakes, reboots e outros "res". Dá para entender que é muito mais fácil usar uma fórmula já testada do que gastar horas (e milhões) para criar algo novo. Mas é triste ver que a arte está perdendo este espaço e este jogo. Sorte que para cada dúzia de diretores de aluguel que aceita fazer o que lhe ordenam existem edgar wrights que vão atrás do que ninguém mais está fazendo.
 
P.S. Assista ao DVD ou Blu-ray de Scott Pilgrim Contra o Mundo, que foi mal nas bilheterias do mundo, mas tem uma das edições mais rápidas e inteligentes dos últimos tempos. E depois leia os gibis, que saíram aqui pela Quadrinhos da Cia.
 
Recomendamos para você